CHARGE: A CRÍTICA E O HUMOR EM UNIÃO.

 


Vimos em sala de aula, que o gênero textual CHARGE é um texto que combina a linguagem verbal (palavras) e a não-verbal (imagens) para fazer uma crítica de um determinado fato, comportamento, acontecimento e afins, de forma humorística.


Gênero textual que faz críticas aos temas de interesse público. Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. Os meios de circulação variam, podendo ser das páginas finais de um jornal impresso ou digital, até o ambiente das revistas atuais que retratam temas sociais de grande interesse por parte da sociedade.

Observe as duas charges que estão sendo apresentadas, você consegue perceber a crítica que apresentada através da proposta de humor?

Bem, as características deste gênero textual também são bem singulares. Vamos ver?
  • Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. 
  • As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. 
  • Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de CARICATURAS. 
  • Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, politica, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. 
  • Normalmente representam personalidades públicas.

Elas podem ser constituídas por apenas linguagem não verbal, no entanto é mais comum apresentar linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. A linguagem verbal geralmente aparece dentro de balões, representando a fala ou pensamento do personagem.
GOSTARAM, MEUS AMORES? 💕 Vamos continuar nossos estudos, até a próxima!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"LEITURA, ANTES DE MAIS NADA É ESTÍMULO, É EXEMPLO" (RUTH ROCHA)

GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NA PRÁTICA!

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS