"LEITURA, ANTES DE MAIS NADA É ESTÍMULO, É EXEMPLO" (RUTH ROCHA)

"Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo". (Ruth Rocha)



Meus pequenos leitores dos 5ºs anos finalizaram esta semana, o paradidático "Flavia-flavia: a professora ao contrário".
A leitura é o maior dos exercícios intelectuais. A leitura estimula a imaginação, aumenta a criticidade, dá o conhecimento da palavra escrita e oralizada, desperta o conhecimento de termos desconhecidos, alarga os horizontes do pensamento, auxilia na organização de ideias, oferece base para as primeiras produções autorais, desenrola a prática de leituras complexas, firma a compreensão textual e oferece diversos outros benefícios.

Ler não é apenas decodificar palavras, é compreender aquilo que foi lido. Para além disto, é inferir informações que não foram expostas, é fazer com que cada leitor continue a história a partir do ponto no qual o autor da obra deu uma pausa.
A leitura é necessária sempre,
Os comentários acerca da obra foram diversos: "amei a história", "queria conhecer a prof Flávia", "ela é divertida", "o livro faz a gente imaginar coisas diferentes" e tantos outros relatos que os próprios alunos podem nos contar.
Em breve, partiremos para uma aventura de leitura nas nossas aulas de literatura. A leitura não pode parar. Estou orgulho dos 5ºs anos. Leiam sempre, meus amores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NA PRÁTICA!

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS