O BRASIL É UM PAÍS LEITOR?


Ontem (07/01), comemoramos o dia do leitor, um dia voltado para as pessoas que possuem um hábito de leitura ativo dentro de nossa sociedade brasileira. Possuir um hábito de leitura no Brasil, por vezes parece ser uma tarefa um pouco complicada, visto que a acessibilidade aos livros desfavorece a condição de termos um ambiente onde a leitura seja prioridade na vida dos cidadãos dessa nação.

Por várias décadas, o Brasil ocupou uma posição ruim no ranking mundial de leitura. Nossa população não possui o gosto pelos livros, e aqueles que possuem a vontade de inserir a leitura em seu cotidiano, acaba por encontrar desafios (sejam econômicos, de livrarias em sua cidade, de limitação de obras ou tantas outras barreiras que impedem o brasileiro de desfrutar deste hábito que traz benefícios diversos à formação cidadã). Quem nunca ouviu alguma pesquisa que diz: "O Brasil é um país de pessoas que não leem"?
Bem, essa realidade mostra que está começando a mudar, sabia? Vamos observar um estudo recente:

No país, cerca de 52% das pessoas têm o hábito de ler, de acordo com a última edição do estudo Retratos da Leitura no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres lideram quando o assunto é leitura. Em 2021, 62,3% das entrevistadas afirmaram ter lido ao menos um livro durante o período da avaliação.
“É fundamental que sejam criadas políticas públicas de incentivo à leitura e que a sociedade valorize cada vez mais essa atividade tão importante para o desenvolvimento pessoal e cultural”, afirma a escritora Lella Malta ao Metrópoles.

O trecho acima é de uma reportagem do Metrópoles acerca do hábito de leitura no nosso país. Embora haja uma evolução nos números que indicam a aceitação de livros pelas pessoas, sabemos que o caminho para nos tornarmos um país de leitores ainda é longo e complexo. Nas escolas, este trabalho vem se intensificando, inclusive, no nosso Colégio Santa Joana D'Arc, projetos de leitura como o "Ler para Conhecer" e o "Voe alto" pela Árvore de livros, estimulam a leitura em nossos jovens com o objetivo de formar pessoas críticas, independentes e formadores de suas próprias opiniões e visões de mundo. Criar uma sociedade leitora é uma necessidade pra ontem.

Fonte da reportagem: https://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/dia-do-livro-habito-de-ler-ganha-forca-e-cresce-no-brasil


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"LEITURA, ANTES DE MAIS NADA É ESTÍMULO, É EXEMPLO" (RUTH ROCHA)

GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NA PRÁTICA!

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS